Se quiser conversar, tirar dúvidas ou me mandar perguntas, estou à sua espera logo aqui: ninanhaia@gmail.com

Contato

Trilha Bico do Papagaio - Rio de Janeiro

May 2, 2016

Se você quer aproveitar as belezas naturais do Rio de Janeiro, não pode deixar de fazer a trilha do Bico do Papagaio, a segunda maior montanha da Floresta da Tijuca, com cerca de 989 metros de altura e com uma vista de 360º da cidade maravilhosa.

 

Na minha visita ao Rio no final do ano entrei em contato com a empresa Paraíso Radical e programei essa trilha para o final de semana que passei por lá, entre os vários passeios, escolhi a trilha do bico do papagaio por ser um roteiro diferente e não tão conhecido como a Pedra da Gávea, além de ter uma das mais belas vistas do RJ.

 

 

 

O ponto de encontro fica no portão de entrada da floresta da Tijuca (Na Praça Afonso Viseu -Floresta da Tijuca), a chegada é entre 07h00 e 09h00 da manhã. Neste local conversamos um pouco sobre como é a trilha, dificuldades e também sobre as atividades que faríamos por lá (programei uma descida de rapel no topo da pedra).

 

O início da trilha é bem tranquilo, a maioria do tempo com floresta fechada, o que é um alivio para os dias de calor intenso, na chegada da base da montanha a trilha começa a ficar um pouco mais emocionante, muitas subidas íngremes e passagens entre pedras deixam o passeio bem radical.

Me lembro de parar umas 3 vezes para beber água e descansar as pernocas.

Essa subida leva em torno de 40 minutos com uma intensidade leve/moderada, a duração pode mudar dependendo de como for a intensidade da sua subida.

 

Todo esse esforço é recompensado quando você vê pela primeira vez a vista do topo da pedra, em um primeiro momento você fica sem fôlego e nos demais extremamente encantado com tanta beleza. Do cume do Bico do Papagaio é possível ver o Pico da Tijuca, Pedra da Gávea, Pedra Bonita e a cidade do Rio de Janeiro de forma encantadora.

 

Se você for como eu que adora uma adrenalina, não deixe de programar a descida de rapel. O frio na barriga vem, o medo também, mas depois da primeira você já vai querer a segunda, a terceira e a quarta descida. A equipe do Paraíso Radical é extremamente competente e cuidadosa, te acompanha desde o início com todo o material necessário, da escalada até o momento que você sai do rapel.

De fato, foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida, poder fazer esse rapel com a vista da Floresta da Tijuca de um lado e do outro toda a cidade do Rio de Janeiro. Uma Lembrança que ficou na memória.

 

 

Na saída do rapel nossa equipe nos levou para uma segunda subida com uma vista incrível também, nessa vista é possível ver a pedra do Bico do Papagaio de frente e a Floresta da Tijuca inteira embaixo de você.

 

Um passeio indescritível, indico a todos que forem ao Rio de Janeiro, não vejo a hora de voltar e programar uma nova subida.

 

Minhas Dicas:

* Trilha leve/moderada com alguns pontos avançados;

* O passeio tem cerca de 6 horas de duração;

* Vá com roupas de ginastica e com calçados confortáveis e de boa aderência. (Tênis/ Bota);

* Leve uma mochila com garrafas de água, lanches e frutas;

* Use protetor solar, o topo da montanha não tem nenhuma parte de sombra, se não se cuidar acaba se queimando;

* Aos alérgicos como eu, leve repelente, por ser uma mata fechada você vai encontrar muitos mosquitos e insetos;

* Indico chegar o mais cedo possível, a hora que estava indo embora(12h00) estava muito quente, um grupo tinha acabado de chegar e reclamava muito do calor.

 

Um pouquinho mais da vista para você já sentir o gostinho :)

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Paulistana, apaixonada pela natureza, esportes radicais, viagens e bem-estar.

Por aqui um pouquinho do meu mundo e de tudo que amo.

Espero passar essa energia boa e inspirar a ter uma vida mais leve.

Please reload

Procurar por tags
Sobre
Posts Recentes

March 17, 2020