Trip Porto de Galinhas

Viajar enriquece a alma e de fato eu tenho levado muito a sério esse lema, sabe quando você guarda o dinheiro para gastar com aquilo que gosta? Pois então, quando posso aproveito para viajar.

Programei essa viagem com menos de 1 semana, estava de bobeira no fim de semana frio de São Paulo e embarcando nas doideras da amiga Fernanda Paterlini fechei a trip para ir conhecer um dos lugares do Brasil que estava na minha lista de desejos.

Foto Thiago Cavalcanti

A Fe mora em Porto de Galinhas e além de me hospedar fez um roteiro maravilhoso com o melhor de Porto, durante esses 3 dias pude aproveitar as praias, os melhores dias de mergulho, além é claro da culinária local. Tudo foi pensado e organizado com tanto carinho que não tinha como ser mais perfeito. Pessoas e lugares incríveis fizeram eu me apaixonar ainda mais pela cidade.

Porto de Galinhas estava na minha lista de desejos por ser um local com bastante vida marinha e águas claras, perfeito para mergulhar. Como aqui em São Paulo é bem difícil encontrar lugares com essas características, tinha uma vontade enorme de conhecer e poder mergulhar por lá.

Programei a ida bem na época de maré baixa, que é chamada de “maré 00”, que facilita ainda mais o mergulho.

No primeiro dia de viagem o céu estava um pouco nublado, mas mesmo assim decidimos ir mergulhar, foi a melhor decisão que fizemos, além da água estar com uma visibilidade boa e cheia de peixes, conseguimos aproveitar as piscinas vazias, fiquei por horas admirando a beleza natural e a vida marinha que existe por lá.

Na saída do mergulho tivemos a grande surpresa de encontrar uma tartaruga que havia acabado de nascer, ela estava perdida na beira do mar, em uma área de correnteza forte e estava visivelmente cansada. A maior gratidão do mundo foi poder resgatar e levar a tartaruguinha para o fundo. Para quem é amante do mar e da natureza imagina a felicidade que eu estava no momento, com toda certeza será um registro que vai ficar para sempre na minha memória.

Paramos para almoçar no João Restaurante, um restaurante à beira mar, localizado na praia de Maracaípe, próxima a Porto de Galinhas, com uma vista maravilhosa, coqueiros com redes para descansar pós almoço e uma piscina de frente para o mar para aproveitar toda a tarde. Não queria sair de lá por nada.

A culinária é extremamente saborosa e como não podia ser diferente típica da região do Nordeste do Brasil, fomos recebidas com um coco gelado, uma entrada de salada, macaxeira e peixe agulha frito. Nem preciso dizer o quanto estava maravilhoso.

Para o prato principal pedimos robalo ao molho de manga com batata doce frita. O contraste da manga com o peixe deixa o prato ainda mais saboroso. Uma ótima pedida.

Claro que não podia faltar a sobremesa, uma cartola de chocolate, com banana e uma camada de brigadeiro por cima. (De enlouquecer e querer repetir diversas vezes)

A tarde pós almoço programamos um passeio Ponta a Ponta pelas principais praias de Porto de Galinhas, nosso guia Handson Silva morador de Porto, conhece o lugar como ninguém e durante o passeio me contou as histórias antigas da cidade, das praias e também da cultura local.

Neste passeio conhecemos as praias de Muro Alto, Maracaípe, Pontal de Maracaípe e Porto de Galinhas. No Pontal paramos para fazer uma viagem de Jangada pelo mangue onde é possível ver o encontro do rio com o mar e também para assistir ao pôr do sol.

Aproveite para fazer esse passeio ao entardecer, a vista é incrível e você vai acompanhando o sol baixando da jangada, uma sensação indescritível.

No caminho passamos também pelos coqueirais, que sinceramente foi um dos lugares mais lindos que já vi. Segundo a história, os coqueiros foram plantados pelos escravos da cidade, então todos tem uma simetria incrível.

A noite fomos passear pela vila de Porto de Galinhas, paramos para jantar no BarCaxeira, me encantei por esse restaurante, não apenas pela comida deliciosa, mas também pela decoração rústica e natural, as mesinhas coloridas e quadros com canções de música fazem o espaço ser ainda mais especial.

O BarCaxeira é conhecido na cidade por ter a melhor macaxeira gratinada, são diversas opções para escolher (que já está me dando até água na boca de lembrar) desde carne de sol com catupiry até camarão. Confesso que ficaria a noite inteira comendo esse prato.

O segundo prato que pedimos e também uma ótima opção é a famosa Pescada de Engenho, um filé de pescada flambado na cachaça com manteiga e mel de engenho, além do acompanhamento de arroz de brócolis, castanhas e batatas.

Lembre-se de deixar um espacinho para a sobremesa, o brigadeiro de panela deles é surreal de bom, um dos melhores brigadeiros que já comi na vida. Não deixe de experimentar.

No segundo dia, foi dia de conhecer as piscinas naturais de jangada, saímos por volta das 9 horas da manhã e seguimos para o passeio, neste dia o pico da maré baixa era por volta de 10 horas, então durante a ida fomos acompanhando a mudança da paisagem, com os corais ficando expostos e as piscinas naturais começando a aparecer, além de apreciar a cor da água que era uma mistura de verde e azul.

Ao chegar no local fiquei impressionada com a quantidade de peixes que ficavam por lá, você nada e eles super curiosos se aproximam para ver o que você está fazendo.

Neste dia aproveitei para agendar um horário com o Thiago Cavalcanti, ele é fotografo profissional e faz shootings nas piscinas naturais.

Sabe aquelas fotos meio a meio com uma quantidade enorme de peixes ao seu redor? Então, são essas fotos que ele é especialista e são surreais, já conhecia o trabalho dele pelo Instagram e não podia deixar de fotografar com ele quando visitasse Porto de Galinhas.

E realmente quem for a porto não pode deixar de fazer essas fotos, recebi as minhas (algumas estão nesse post) e me encantei, uma foto mais especial que a outra.

Foto Thiago Cavalcanti

Foto Thiago Cavalcanti

Na volta do passeio paramos para almoçar na La Crêperie, um lugar super charmoso, os pratos são inspirados em ilhas de todo o mundo com uma mistura de sabores incríveis.

Para entrada pedimos uma salada de salmão com shitake, folhas verdes e chips de batata doce seguido por um crepe de mignon ao molho de funghi e creme de leite que estava delicioso.

Por fim um crepe doce que não vou nem descrever, só pela foto já vou matar vocês de inveja.

Outro passeio que fizemos por lá foi a visita ao Hippocampus centro de conservação dos cavalos marinhos da cidade, no local é possível conhecer diversas espécies de peixes e cavalos marinhos da região e também aprender um pouco mais sobre o cuidado e reprodução dos cavalos marinhos.

Vocês acreditam que eles são os únicos animais do mundo em que o macho que engravida? A gestação dura cerca de 12 dias e a fêmea escolhida vai ser a parceira para resto da vida, caso algum dos dois venha a morrer o mesmo se torna viúvo e não se reproduz com mais ninguém. Uma verdadeira história de amor!!

Porto de Galinhas é um destino incrível e vale muito a pena a visita.

Eu indico ficar no mínimo 4 dias, dessa forma você consegue aproveitar todas as belezas que a cidade proporciona com calma. Voltei para São Paulo, porem meu coração ficou em Porto de Galinhas, não vejo a hora de voltar.

Aproveite para curtir no vídeo (Aperte o play aqui embaixo) um pouquinho da trip, passeios e mergulhos que fiz por lá.

Espero que gostem.

Indicações:

Passeios

Handson Silva - Passeios de Buggy Ponta a Ponta

Rico jangada - Passeios de Jangada pelas Piscinas Naturais e SUP

Thiago Cavalcanti - Fotografo Profissional das Piscinas Naturais

Hippocampus - Conservação dos Cavalos Marinhos

Restaurantes

Barcaxeira

João Restaurante

La Crêperie

Sobre

Paulistana, apaixonada pela natureza, esportes radicais, viagens e bem-estar.

Por aqui um pouquinho do meu mundo e de tudo que amo.

Espero passar essa energia boa e inspirar a ter uma vida mais leve.

Se quiser conversar, tirar dúvidas ou me mandar perguntas, estou à sua espera logo aqui: ninanhaia@gmail.com

Contato
Posts Recentes
Procurar por tags
Arquivos

Nina Anhaia - Viagens

Dicas de Viagens, GoPro e dia a dia

Siga-me
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle