RoadTrip Austrália - viajando de carro pela costa sul de Western Austrália

Sabe aquelas aventuras que você vai poder contar para seus filhos e netos? Pois é, essa é uma delas. O lado Oeste da Austrália, Western Austrália, como é conhecido, é simplesmente encantador e queríamos ter a oportunidade de conhecer os diversos lugares e paraísos que ele oferece.

Programamos uma viagem de carro (camping) de uma semana para o Sul de Perth, escolhemos algumas cidades para visitar, no roteiro incluímos uma parada em Busselton e região, Albany e Esperance.

E vou contar por aqui um pouquinho de como foi essa aventura.

DAY 1

Perth – Busselton (cerca de 2h30 para o sul de Perth)

Nosso primeiro dia de trip foi mais organizando a Van com suprimentos e também com as coisas que precisaríamos levar na viagem.

Compramos um Cooler para tentar manter ao máximo a comida e bebidas que levaríamos, nesse primeiro momento compramos apenas comida para os 4 primeiros dias. Organizamos o fundo da van com nossos equipamentos e também com um colchão de ar que seria nossa cama durante a viagem.

Seguimos na estrada para o nosso primeiro destino. A cidade de Busselton fica cerca de 2h30 ao Sul de Perth, chegamos lá por volta de 7 da noite e fomos direto ao local que passamos a noite.

Conhecemos uma família Australiana em um final de semana que passamos em Green Head e eles nos convidaram para acampar no jardim da casa deles durante nossa estada em Busselton, o que foi ótimo já que pudemos usar o banheiro e as dependências da casa e claro também pela companhia. Durante nossa estada eles nos levaram para conhecer algumas praias e deram ótimas dicas da cidade e região. Que foi ideal para nós, já que fomos direto nos pontos mais legais da cidade.

DAY 2

Busselton – Smith Beach – Margaret River

Nossa primeira parada pela região foi em Smith Beach, uma praia que já no início você se apaixona, no topo da escada a visão é simplesmente maravilhosa, dela você admira a longa praia com areia branca e os diversos tons de azul do mar. Uma das praias mais bonitas por aqui.

Smith Beach possui 2 picos de ondas (um deles o famoso Super Tubes), portanto é bem frequentada por surfistas.

Aproveitamos para pegar algumas ondas por lá. Nesse dia o mar estava pequeno, mas já deu para aproveitar as ondas perfeitas que quebravam em um pequeno recife no meio do mar. A melhor sensação é dropar uma onda e admirar o fundo do mar transparente.

Aperte o Play para sentir um pouquinho da sensação:

Geralmente depois do almoço começa a ventar muito na região, o que fica propicio aos esportes de vento, como o Lucas é praticante de Windsuf resolvemos seguir para Margaret River para passar o final da tarde, Margaret fica cerca de 40 minutos de Busselton e é um pico super conhecido pelas ondas, lá ocorre uma das etapas do WSL e com o vento bombando os windsurfistas aproveitam para praticar a modalidade de Wave.

O final de tarde estava muito gelado, então enquanto o Lucas velejava eu acabei ficando na Van observando o pôr do sol da janela do nosso quarto ambulante.

DAY 3

Busselton – Eagle bay – Meelup – Cape Naturaliste Rd

Cerca de 30 minutos ao sul de Busselton existe uma rodovia que chama Cape Naturaliste, esse caminho leva para algumas praias que ficam dentro do National Park e sem dúvida nenhuma, é um caminho que não pode ficar fora do roteiro. Durante o trajeto você vai passando por uma praia mais bonita que a outra, difícil escolher qual ficar.

Escolhemos ficar por Eagle Bay, a praia é gigante e tem vários pedaços separados por pedras. Optamos ficar em um pedaço menor que era cercado por pedra em ambos os lados e mergulhar por lá. A água estava congelante mas valeu muito a pena, muita vida marinha, água transparente e diversos peixes fizeram do mergulho especial.

Passamos a tarde toda relaxando, mergulhando e fazendo um pouco de SUP. Antes de retornar para Busselton, seguimos a rodovia até o final das praias fazendo uma parada rápida em Meelup para conhecer. Essa praia que é mais conhecida, estava um pouco mais cheia que as outras, mas também era o paraíso.

DAY 4

Busselton –Bunker Beach – Yallingup

Neste dia resolvemos voltar para a estrada de Cape Naturaliste e conhecer a última praia que não fomos, Bunker Bay, sinceramente uma das praias mais bonitas que fomos nesses dias. Com agua clara e 3 tons diferentes de azul a praia é perfeita para nadar e mergulhar. O lado esquerdo da praia é cheio de pedras e recifes que deixam o visual ainda mais bonito.

Ficamos a tarde toda por lá aproveitando para relaxar e se encantar com a beleza do lugar.

No final da tarde seguimos para Yallingup, a praia do amor (Yallingup no dialeto aborígene significa amor). Outra praia que tem o visual incrível logo na chegada. De um lado da praia diversas piscinas naturais são formadas pelas pedras e do outro uma vasta areia branca e tons azulados no mar.

Aproveitamos para relaxar no nosso último dia pela região

DAY 5

Busselton – Albany

Dia 5, hora de seguir para o próximo destino, Albany, cerca de 5 horas de viagem para o Sul, partindo de Busselton. Programamos para chegar por volta de 16h00 para poder pegar o Camping aberto e tentar aproveitar o final da tarde por lá, já que ficaríamos apenas 1 dia.

Pela Austrália precisamos sempre viajar na luz do dia, já que é bem perigoso viajar à noite, os animais, principalmente os cangurus, são atraídos pela luz do farol e acabam se jogando na frente do carro. Então em toda nossa trip programamos fazer as viagens entre as cidades durante o dia, não é a melhor opção pois acabamos perdendo sempre meio dia ou um dia na estrada porem pelo outro lado foi mais seguro.

Ao chegar em Albany fomos direto ao Camping para garantir nossa reserva, fiquei completamente chocada com a organização e infraestrutura do camping, pagamos o valor de 40AUD por noite e nesse valor está incluso o uso dos banheiros, água, cozinha, energia e dependências do camping.

O que eu achei mais incrível por aqui é a quantidade de pessoas que acampam com a família durante as férias.É muito comum sair para viajar com a família toda e se hospedar em locais como esse que ficamos.

Nossa primeira parada pela cidade foi na praia de Middleton Beach, como o tempo estava nublado acabamos passando apenas para conhecer, já que era uma das praias mais conhecidas da cidade. Seguimos nosso passeio para o The Gap, localizado no Torndirrup National Park, a visita valeu muito a pena. Para chegar ao ponto principal do Gap uma ponte foi construída até o vão da formação rochosa de duas pedras, nessa ponte o chão é vasado e você praticamente fica acima do mar. Confesso que fiquei morrendo de medo no primeiro momento, mas depois a sensação foi ótima.

Durante o passeio diversas placas contam um pouco da história do local, onde acredita-se que era um lugar magico.

Outro lugar que visitamos foi o The Blow Holes, o local virou uma atração devido ao vão em uma pedra que quando o mar está de ressaca expira um jato de água para cima. O barulho e a força da água são inacreditáveis. Vale muito a visita, mas lembre-se que o fenômeno somente ocorre quando o mar está com um Swell.

DAY 6

Albany – Little Beach - Esperance

No dia seguinte fomos aproveitar e conhecer algumas praias de Albany, como não tínhamos programado um dia completo por lá (pois precisaríamos pegar estrada para esperance) tentamos escolher uma praia que fosse bonita e no meio do caminho para estrada.

Escolhemos seguir para a praia de Little Beach e com toda certeza foi uma ótima escolha, a praia fica localizada dentro do National Park (pegar o nome) e é necessário pagar uma taxa para entrar no local. Já na chegada ficamos boquiabertos com a beleza e natureza que tinha por lá. A praia em si é maravilhosa, do alto era possível ver cerca de 4 tons de azuis diferentes na água, um paraíso.

Nas laterais a praia era cercada por pedras e resolvemos escalar para ver até onde o caminho levava. Encontramos uma mini praia com diversas piscinas naturais, um visual incrível e não muito comum para os turistas, já que o local estava deserto.

Aproveitamos para ficar pela praia e relaxar antes do próximo destino, Esperance, que fica cerca de 5 horas para o Sul de Albany.

DAY 7

Esperance

Chegamos em Esperance por volta de 17h00 e fomos direto para o Camping, o comercio costuma fechar cedo desse lado da Austrália, então precisávamos correr para garantir nossa per noite. O esquema era bem parecido com os outros campings que ficamos e o valor não alterou muito.

Após organizar nossas coisas aproveitamos para conhecer e assistir ao pôr do sol em uma das praias da cidade. O pôr do sol no verão costuma ser por volta das 19h00 e é um espetáculo. Ficamos admirando o entardecer da nossa janela do quarto.

DAY 8 – 9 - 10

Esperance – Great Ocean Road

Acordamos bem cedinho e fomos visitar as praias da cidade, fomos indicados a fazer a Great Ocean Road, 40km de rodovia em Esperance que passa por diversas praias paradisíacas, difícil descrever cada uma delas, mas a palavra certa que usaria seria Paraíso.

Marcamos no mapa aquelas que gostaríamos de parar e aproveitar um pouco mais, entre elas:

West Beach

A primeira parada seguindo a rota da Ocean Road, a praia é maravilhosa, mas na minha opinião não a mais bonita de lá. Aproveitamos para ficar por lá no pôr do sol já que pela posição da praia e época que fomos o sol descia bem na frente dela (as outras praias não)

Salmon Beach

Uma das praias mais conhecidas por lá, muitos turistas acabam passando o dia relaxando na areia branca que cercam a praia. O mar é bem calmo nessa parte então muitos aproveitam para mergulhar e nadar.

Haven Beach

Sem dúvidas nenhuma essa foi a minha preferida. Que lugar incrível!!! Para chegar até ela você tem que descer uma escadaria da estrada até a praia, a escada fica na entrada da praia de Salmon Beach.

Twilling Beach

Se quer um pouquinho de aventura e ainda relaxar, seu lugar é a Twilling Beach. Na frente da praia você encontra uma ilha de pedras, é possível escalar e passar o dia se aventurando por lá, alguns mais corajosos se jogam do topo da pedra na água. Neste dia infelizmente o dia não estava dos melhores e não pudemos aproveitar tanto porque estava chovendo.

Ten Milles Lagoon

Se você procura uma praia para relaxar entre as diversas piscinas naturais formadas entre as pedras, esse é o lugar!! A praia é enorme então em qualquer lugar que você resolver ficar vai ter uma praia privativa pra você.

Observatory Point

Vale muito a pena fazer uma parada no Observatory Point, vista do lugar é maravilhosa. Passamos alguns minutos observando toda a costa. A entrada e acesso para praia também é uma parada obrigatória, a vista é incrível. Em nossa passada por lá acabamos não descendo até a praia, apenas observamos ela de cima.

Ficamos impressionados com a beleza do lado Oeste da Austrália e fomos surpreendidos a cada lugar novo que chegávamos. A trip toda foi uma experiência indescritível, muita aventura, aprendizados e principalmente descobertas fizeram dela especial.

Infelizmente no Brasil não é muito comum viajar de carro e acampar pelas cidades, uma pena já que a experiência vale cada segundo. Eu amei acampar e com toda certeza faremos alguma trip assim em breve.

Enquanto a nova aventura não chega, aperte play e curta um pouquinho do que foram esses dias de viagem com a gente.

DICAS:

- Se for viajar de carro lembre-se de viajar na luz do dia. Dirigir a noite é perigoso, pelos animais, e caso o carro quebre, muitos lugares não tem sinal de celular.

- Se for programar uma viagem longa de carro tente organizar todo o roteiro antes, paradas para abastecer e também rotas alternativas caso tenha algum problema.

- Lembre-se que os locais fecham cerca de 17h00 então programe chegar antes.

- Não esqueça de levar alguns suprimentos para o trajeto.

- Tente levar somente o necessário, em uma trip dessa você vai precisar apenas do básico.

- Não esqueça do adaptador de tomada caso queira usar eletricidade

- Não tivemos problemas com insetos, mas é sempre bom levar repelente

Sobre

Paulistana, apaixonada pela natureza, esportes radicais, viagens e bem-estar.

Por aqui um pouquinho do meu mundo e de tudo que amo.

Espero passar essa energia boa e inspirar a ter uma vida mais leve.

Se quiser conversar, tirar dúvidas ou me mandar perguntas, estou à sua espera logo aqui: ninanhaia@gmail.com