Se quiser conversar, tirar dúvidas ou me mandar perguntas, estou à sua espera logo aqui: ninanhaia@gmail.com

Contato

Filipinas - Roteiro El Nido, Coron, Oslob e Siquijor

March 14, 2017

Das viagens que eu mais sonhava em fazer uma delas era viajar pelas Filipinas e aproveitando que já estávamos próximos (morando na Austrália) consegui realizar esse sonho e explorar a Ásia por duas semanas antes de voltar para o Brasil.

 

No roteiro incluímos as cidades de El Nido, Coron, Siquijor e Oslob e sinceramente não consigo dizer qual delas foi mais especial. Filipinas é encantadora, os lugares são totalmente únicos, as pessoas são receptivas (principalmente as crianças) e cada cidade tem seu encanto particular.

 

Foram duas semanas inesquecíveis e vou passar por aqui um roteirinho de viagem para você que programa uma viagem para lá. Sem dúvida nenhuma filipinas vale muito a visita.

 

 

EL NIDO

 

 

COMO CHEGAR

 

El Nido foi nossa primeira parada nas Filipinas e existem diversas formas de chegar até essa ilha. Como estávamos na Austrália, saímos de Perth direto para CEBU. Nas datas que pesquisamos era a melhor opção.

 

Na IDA optamos pelo voo direto CEBU – EL NIDO feito especialmente pela companhia Air Swift, fizemos o booking do voo direto via internet e o pagamento é feito via PayPal. Sinceramente foi a melhor opção, o voo dura cerca de 4 horas, no valor estava incluso um almoço servido no aeroporto de Cebu e esse voo tem apenas 1 saída todos os dias.

 

Antes de comprar a passagem acabamos pesquisando um pouco sobre o voo e ouvimos alguns relatos de atrasos e que o aeroporto de chegada (El Nido) era bem desorganizado. Bom, não tivemos nenhum problema com atrasos, inclusive foi tudo muito bem organizado e realmente o aeroporto da chegada não tem estrutura ele é bem simples, mas muito charmoso, já que você já entra no clima da ilha.

 

O bagageiro das malas é em uma arvore e em céu aberto, você é retirado do avião em um ônibus todo pintado e ao chegar você é recebido por locais cantando músicas típicas além de um lanche que é servido enquanto você aguarda seus itens. Eu adorei e achei um charme.

Voo – Air Swift

Horas de Voo – 4 horas

Transfer Aeroporto até hotel – 30 pesos.

 

A opção que usamos na VOLTA foi pegar um transfer de El Nido até Porto Princesa, cerca de 4 horas de VAN e de lá pegar um avião direto para CEBU.

Foi um trecho bem cansativo, porque você acaba ficando um dia e meio viajando e acaba gastando o mesmo valor que o voo direto, que na minha opinião vale muito mais a pena.

Valor do Transfer – 500,00 pesos

Valor do voo – 15 mil pesos

 

Outra opção que existe é chegar em MANILHA e seguir para EL NIDO, mas dessa opção não sei informar muitos detalhes.

 

 

ONDE SE HOSPEDAR

 

Ficamos no total 4 dias em EL Nido e fizemos nossa reserva de hotel via site Booking.com. Ficamos em um hostel perto da cidade, o que foi ótimo, já que muita coisa fazíamos a pé, porem o hotel não tinha muita infra-estrutura. O quarto era razoável, café da manhã era bom, a água do chuveiro esquentava via luz solar e o wifi não funcionava direito, mas na verdade em El Nido a internet quase não existe então aproveite para se desconectar.

 

Outro Hostel que passamos uma noite foi o Hostel Spin e ele é ótimo. A estrutura parece de hostel gringo, bem arrumadinho, com funcionários super treinados, café da manhã muito bom e os quartos eram ótimos. O bacana desse hostel é que ele faz algumas atividades internas e externas, então é perfeito para você que quer programar uma viagem sozinho.

Uma dica que recebemos dos locais foi que para fazer reservas de hotel na Ásia o melhor site de booking é o Agoda, porque eles têm as melhores opções e todos os hotéis da ilha.

 

O QUE FAZER

 

El Nido tem diversos locais para explorar e se aventurar, são no total 4 tours pelas ilhas, além das praias da própria cidade. Então como ficamos 4 dias por lá dividimos em 2 dias para fazer os tours e mais dois dias para explorar a cidade.

 

Para agendar os tours é bem simples, você pode fazer direto no seu hotel ou visitar as milhares e milhares de agencias que ficam no centro da cidade. As opções de passeio são os tours A, B, C e D e dentre eles o A e o C são os mais famosos e procurados pelos turistas que visitam El Nido, se tiver um pouco de tempo aconselho a fazer as 4 opções.

 

 

O booking precisa ser sempre no dia anterior ou as vezes e em alguns locais você pode agendar até as 8horas da manhã do mesmo dia. Os passeios saem todos as 9h00 da manhã e retornam no final da tarde. Existe um FEE de preservação no valor de 200 pesos que é pago no primeiro dia de passeio e dura 10 dias.

 

Optamos por fazer os dois tours mais famosos A e C e agendamos direto no nosso hotel, o que foi ótimo porque estava incluso o transfer até o a praia onde é a saída dos barcos.

Outro passeio que fizemos foi alugar uma motoca na cidade (600 pesos) e explorar a cidade ao lado norte, são diversas praias espalhadas pela cidade e optamos por seguir até Nacpan Beach. Um máximo!!!

 

 

PASSEIOS

 

 

 

TOUR A – 1.200 pesos filipinos incluso material de snorkelling + almoço – saída 9h00 – 17h00

O tour A é um dos melhores e mais procurados de El Nido. Durante o dia você descobre lindas lagoas, praias com agua cristalina e ainda faz snorkelling em águas transparentes com corais e peixes coloridíssimos.

 

- Secret Lagoon Foi a primeira parada do tour, o barco fica parado bem na entrada da lagoa, o acesso até ela é entre o buraco de duas pedras. A lagoa não é muito grande e com a quantidade de pessoas que visita é quase impossível enxergar a real beleza do lugar. Dessa forma optamos por explorar a lagoa do lado de fora, o que foi maravilhoso. Já que todo o lugar tinha um visual incrível, diversos paredões rochosos e uma mini prainha linda e além de tudo estava vazia. Foi ótimo para aproveitar, neste ponto o barco fica parado 30 minutos para visita.

 

 

- Shimizu Island – Nesse ponto o barco fica parado para fazer snorkelling e foi incrível, é impressionante a visibilidade da água e a quantidade de peixes e corais que encontramos por lá. 30 minutos

 

Neste mesmo ponto paramos para almoçar a beira mar em uma prainha de areia branca e agua azul clara. Ótima para relaxar. Total no local – 1 hora

 

- Big Lagoon – A parada seguinte foi na BIG Lagoon e o visual dela é surreal, logo quando você vai entrando no caminho entre as formações rochosas você já fica boquiaberto com a beleza do lugar. O visual é surreal, parece coisa de outro mundo. Nesta parada você pode fazer kaiak e explorar sozinho, porem quando fomos a maré estava baixa impossibilitando nosso passeio por lá. Então apenas passamos com o barco para conhecer. 15 minutos

 

 

- Small Lagoon – Minha parada preferida desse Tour, que lugar mágico! Os barcos ficam parados do lado de fora da lagoa e você pode alugar um kaiak para explorar ou optar por nadar pela lagoa. Alugamos o kaiak e fomos explorar a lagoa, o acesso é entre o buraco em duas pedras e ao entrar o visual é inacreditável. A Lagoa tem uma cor esverdeada e é cercada por formações rochosas gigantescas. E é impressionante a paz que você sente dentro daquele lugar. Com toda certeza um lugar que vai ficar guardado na minha memória. 40 minutos.

 

 

- 7 command Beach – Última parada do tour, essa prainha é uma delícia e bem parecida com as praias do Nordeste. Ela é cercada por coqueiros na areia que é bem branquinha e a cor da agua em dois tons de azul (claro e escuro). Muitos bangalôs com redes ficam espalhados pela praia toda, ideal para relaxar. – 40 minutos

 

 

TOUR C 1.400 pesos filipinos + Almoço + snorkelling

O tour mais popular de El Nido, se você tiver pouco tempo na ilha e tiver que optar em escolher apenas 1, esse tour definitivamente não pode ficar fora. No passeio você vai se encantar com as diversas praias maravilhosas além dos melhores pontos de mergulho. O dia que fizemos esse tour o tempo estava completamente fechado, uma pena, mas o visual surpreendeu mesmo assim.

 

- Helicopter Island – Primeira parada do Tour, a ilha tem esse nome por ser muito semelhante ao formato de um helicóptero. Nesta parada você pode fazer mergulho pu aproveitar e explorar a praia. Sinceramente depois de todas as paradas e passeios que fizemos esse foi o lugar que menos gostamos de mergulhar. Não achamos nada demais. 30 minutos

 

- Star Beach – UAU! Essa é a única palavra que repetia conforme o barco ia se aproximando do lugar de parada.

A cor da água é inexplicável, uma mistura de diferentes tons de verde e de cima do barco você conseguia enxergar perfeitamente o fundo e os corais. Um dos melhores spots para mergulhar, foi incrível. 40 minutos

 

 

- Mantiloc Shrine – Parada para almoço, em todos os tours os almoços são inclusos e é uma delícia almoçar a beira mar nesse visual, areia branquinha, cor da agua clara, eu se pudesse morava lá.

Ficamos relaxando e aproveitando para admirar a beleza do lugar -1 hora

 

 

 

- Secret Beach - Essa praia fica escondida atrás de gigantescas formações rochosas e dependendo da maré é impossível achar a entrada. (Por isso o nome)

Para acessar você precisa entrar nadando no buraco entre as pedras. A praia é bem pequenininha e o visual é incrível, infelizmente o lugar fica parecendo um formigueiro de tanta gente que está visitando no mesmo horário que você. Mas mesmo lotada o lugar é maravilhoso. – 30 minutos

 

 

- Hidden Beach – A minha preferida do Tour, o acesso por ela também é nadando e ao chegar você fica maravilhado com a vista do lugar. A água é calma e bem clarinha e nas arvores você encontra muitos macaquinhos pulando de galho em galho. Eles não são tão “sociáveis” como os da Tailândia e não ficam na areia.

Pelo que eu ouvi dos locais essa praia foi uma das que o filme A PRAIA usou como inspiração para fazer o filme. Mas gravaram em Maya Bay na Tailândia. 40 minutos

 

 

- ALUGUEL DE MOTOCA EL NIDO – NACPAN BEACH

Alugamos uma motoca na cidade por 600 pesos o dia e fomos explorar o lado norte da cidade, antes de irmos fizemos uma pesquisa e entre as diversas praias do lado norte Nacpan chamou a nossa atenção, então fomos direto para ela.

O caminho dura cerca de 30 minutos e é lindo, na entrada da praia você precisa pagar o FEE de preservação de 50 pesos. (Você paga apenas uma vez, mas precisa guardar o ticket de pagamento se quiser voltar outro dia)

 

A praia é incrível, a cor da água é surreal, durante o dia você consegue ver cerca de 5 tons diferentes de azul, a praia é cercada por coqueiros e assistir ao pôr do sol de lá é especial. Passamos o dia relaxando embaixo dos coqueiros e aproveitando a praia.

 

 

ONDE COMER

 

- LÁtrove – um restaurante italiano maravilhoso, comemos lá duas vezes. A pizza é uma ótima pedida assim como as massas típicas. Vale a pena 300 pesos pax

- Peixaria no final da praia (canto esquerdo) onde eles grelham aquilo eu você escolhe (peixes, lulas, mariscos, camarão) – 300 pessos pax.

 

DICAS DE EL NIDO

 

- Booking dos passeios pode ser feito um dia antes ou no próprio dia até as 8h00 dependendo do local

- Você agenda direto no hotel ou nas diversas agencias da cidade

- Casa de cambio Palawan Palawshop – Dólares

- Site para reservar hotel – Booking.com ou Agoda

- Levar quantidade em dinheiro, muitos lugares não aceitam cartão

- Tirando os valores dos tours que são fechados o restante é negociável (Transportes e compras)

- Internet é limitada

- Escolha locais com comidas frescas e grelhadas

- Compre a mochila impermeável para os tours

- Se tiver máscara e pé de pato leve

- Nos tours seja sempre o primeiro a desembarcar do barco e o último a voltar, assim consegue pegar alguns minutinhos os locais vazios

- Muitos lugares não têm agua quente, então pesquisar se seu hotel fornece água quente.

 

 

 

CORON

De todo o meu roteiro de filipinas, CORON foi o lugar que eu mais me apaixonei. A cidade parece ser um pouco mais organizada e turística que El Nido porem na cidade em si não tem praia, as praias ficam um pouco mais distancias e você pode explorar a ilha de motoca também.

Ficamos em Coron 2 dias apenas e nos arrependemos, se pudéssemos mudar colocaríamos 3 dias em El Nido e mais 3 dias em Coron.

 

COMO CHEGAR

 

Existem algumas opções para chegar em Coron, mas como estávamos em El Nido a melhor opção é via balsa, fechamos a nossa com a Montenegro Fats Ferry que tinha o trajeto mais rápido, cerca de 4 horas até lá (existe algumas que fazer o trajeto em 6 horas) e o bilhete foi cerca de 1.700 pesos. Por ser amais rápida ela é a mais procurada pelos turistas, então você precisa comprar e reservar seu bilhete com 2 dias de antecedência.

O caminho é bem longo e cansativo, na IDA pegamos o mar bem agitado e foi um pouco complicado, mas o resto foi bem tranquilo.

Balsa – 1.700 pesos

Tuk Tuk até balsa – 50 pesos

 

 

 

ONDE SE HOSPEDAR

 

Fizemos a reserva novamente pelo booking, ficamos em um hostel bem no meio da cidade e perto do centrinho para poder fazer tudo a pé e foi uma ótima escolha.

Ficamos em Coron no total de 3 noites e nos hospedamos no Divine Castle, o hotel era bem arrumadinho, café da manhã bom e quarto era grande. O Wifi já funcionava bem melhor e o hotel tinha água quente.

 

O QUE FAZER

 

Coron é um destino que não pode ficar de fora do roteiro que quem vem para Filipinas, Na minha opinião o lugar mais especial de toda a viagem. Aqui existem cerca de 7 tours diferentes e um mais lindo que o outro. Como tínhamos apenas 2 dias pela ilha optamos por fazer 2 tours e um passeio na cidade.

 

 

O tour mais famoso por aqui é o Ultimate Tour que passa no total em 7 destinos diferentes (os mais famosos da ilha), porem ele fica pouco tempo em cada um deles. Procuramos uma agência que fizesse essas mesmas paradas porem em 2 dias e com a permanência em cada uma delas maior. Fechamos o tour com  JY Travel e Tours que além de estar com o valor mais baixo fazia exatamente aquilo que queríamos.

 

Obs – Na hora de fechar os pacotes verifique aquilo que está incluso, as vezes o tour está mais barato mas não está incluso os materiais de snorkelling e você vai ter que alugar a parte.

Para agendar funciona da mesma forma que em El Nido, você pode fechar diretamente no seu hotel ou nas diversas agencias e sempre fechar no dia anterior ao passeio. No valor dos passeios já está incluso o valor de FEE de entrada nas ilhas, é impressionante a quantidade de FEE que você tem que pagar em todos os locais que visita.

 

 

PASSEIOS

TOUR A – CORON ISLAND – 750,00 pesos incluso almoço

Esse tour poucas agências fazem e por isso foi um dos meus preferidos, acabamos visitando os lugares em horários alternativos e pegamos a maioria deles completamente vazios. Foi animal, fora que dois lugares desses tour ficaram no topo da minha lista de preferidos no mundo.

Esse tour visita 5 lugares diferentes e a permanecia nos locais varia de 40 minutos até 1h00.

 

- Las Islas de Coral e CYC Beach

Uma parada para fazer mergulho nos corais ou então aproveitar para descansar na pequena prainha da ilha em alto mar. 

Não achamos esse ponto legal para fazer mergulho, acabamos fazendo um pouco e depois fomos aproveitar a praia.

 

- Sunset Beach e Quin Reef

A visibilidade da água em filipinas é uma coisa inexplicável, você consegue enxergar perfeitamente os diversos corais, peixes e até mesmo a imensidão azul do oceano. vale muito se jogar para mergulhar quando estiver por lá, nem que seja de snorkelling.

 

- Green Lagoon

Um dos lugares mais bonitos desse tour, a lagoa de água quente e com diversos tons de verde deixam o visual ainda mais bonito. Ficamos cerca de 40 minutos relaxando nesse lugar paradisíaco. 

 

- Kayangan Lake

Ganhou meu coração e o credito do destino preferido em Coron. A Cor da água é uma mistura de diversos tons de verde, refrescante e é cercada por paredões rochosos que deixam o visual ainda mais especial. Para chegar até o lago você precisa subir uma escada que atravessa o paredão de pedra, com uma parada estratégica para ver a vista no topo. É surreal, de um lado o mar e do outro a lagoa.

 

TOUR B – CORON ISLAND – 950,00 pesos incluso almoço

Esse tour inclui diversos destinos dos mais visitados de Coron então foi bem dificil encontrar alguns spots vazios, neste tour o barco passa por algumas praias, dois pontos para mergulhar e duas lagoas.

De todos é bem complicado escolher um para ser meu preferido, cada um tem um detalhe especial.

 

- Barracuda Lake

Um dos destinos mais procurados em Coron, Barracuda Lake é gigantesco e tem um visual incrivel. Você pode optar por relaxar na água ou se aventurar e pular das pedras na lagoa.

 

 

- Smith Beach

Neste ponto paramos para almoçar a beira mar, a praia é bem pequenininha e um charme. a cor da água é bem clara e parece uma piscina infinita. Poderia ficar ali por horas e horas relaxando e aproveitando a vista.

 

- Skeleton Wreck

Essa parada é especifica para mergulhar, principalmente para explorar um barco naufragado da segunda guerra.

No mergulho livre é possível observar apenas o casco da frente que esta cerca de 5 metros da superfície, o restante do barco apenas mergulhando com cilindro.

 

 

- Reef Garden

Literalmente um jardim de corais, impressionante a quantidade de vida marinha, corais de todas as cores, visibilidade da água impressionante. Foi um dos melhores lugares que mergulhamos.

 

- Twin Lagoon

Pensa em um lugar com uma energia surreal! Twin Lagoon tem esse nome porque duas lagoas se encontram. A vista é maravilhosa, a cor da água esverdeada se mistura com o mar azul, uma coisa de outro mundo. Ela possui duas entradas, uma delas e a mais famosa é a que sobre uma escada entre o vão de duas pedras e a outra onde eu estava nessa foto, fica do outro lado e você entra nadando.

 

Meus preferidos foram Kayangan Lake, Green Lagoon, Twin Lagoon e Reef Garden

 

MT TAPYAS

 

É um lookout da cidade de Coron e é simplesmente maravilhoso. Para chegar até lá você tem que subir cerca de 700 degraus, mas a vista vale o sacrifício.

Algumas agências e guias vendem esse passeio como um TOUR da cidade, mas minha dica é fazer ele sozinho já que é só chegar até o local e subir as escadas, você não precisa pagar FEE de entrada. O acesso é fácil e não precisa de guia e se for sozinho vai poder ficar o tempo que quiser por lá, quando você vai como turista os guias ficam apressando você para ir embora, porque eles têm tempo determinado para ficar lá em cima e estão loucos para pegar o próximo cliente.

Minha dica é subir para assistir ao pôr do sol, a vista é surpreendente.

 

ONDE COMER

 

- L´Atrove – Mesmo restaurante que fomos em El Nido. Gostamos tanto que voltamos em Coron também.

- La Morena – um bistrô bem no meio do centinho que é uma delícia, os pratos são bem servidos e tem um tempero maravilhoso.

 

DICAS DE CORON

 

- Lugares imperdíveis Twin Lagoon, Green Lagoon, Kayangan Lake, Quin Reef e Smith Beach

- Não aceita cartão na maioria dos locais, então leve dinheiro

- Casa de cambio (mesma de El Nido)

- Reservar a Balsa com 2 dias de antecedência

- Pesquise sobre os tours. Muitos preços diferentes nas agencias, verifique o que está incluso no pacote.

- Se tiver em grupo grande faça os Tours Privados (você fecha o barco e vai apenas nos lugares que escolher)

- Explore os lugares, não fique onde todo mundo está. Você acaba perdendo muita coisa legal.

- Leve Mascara e pé de pato se tiver

- Negocie os valores de transporte e compras dos ambulantes.

 

SIQUIJOR

 

 

Depois de Coron seguimos viagem para a ilha de Siquijor, essa ilha ainda não é muito conhecida pelos turistas, acabamos encontrando ela em um post na internet e por ser um roteiro diferente optamos por seguir para lá.

O lugar é lindo, muitas praias, cachoeiras e um píer de 10 metros para se jogar na agua é o local mais procurado para visitar. Para chegar até a ilha é bem complicadinho e no final de toda a nossa viagem esse destino foi o único que mudaríamos do roteiro.

 

 

COMO CHEGAR

 

Fizemos uma baita peregrinação, quase 2 dias de viagem até chegar ao destino final. Infelizmente tínhamos apenas 2 semanas de viagem e tivemos que fazer tudo muito rápido, então acabamos não aproveitando alguns lugares que passamos.

Saímos de CORON em destino a El Nido (voltamos com a mesma balsa que fomos) dormimos uma noite por lá e de manhã seguimos viagem até CEBU pela segunda opção que comentei no início (Transfer 4 horas até Porto princesa, avião até CEBU mais duas horas, ônibus até Dumagueti mais quatro horas e balsa até a ilha de Siquijor mais uma hora) UFAAA!!

O caminho foi longo e um seguido do outro o que foi bem cansativo, optamos por ser assim pelo tempo de viagem que tínhamos e infelizmente as ilhas são distantes uma das outras.

 

ONDE SE HOSPEDAR

 

A ilha não é muito turística mas encontramos um hotel a beira mar bem estruturado, ficamos 2 noites lá. Nos hospedamos no Blue Wave Inn, fizemos a reserva via booking, o hotel é bem arrumadinho, quartos grandes, porém não tem água quente. Eles têm um restaurante que serve café da manhã, almoço e jantar e a piscina com borda infinita é o charme do hotel.

 

O QUE FAZER

 

Alugar uma motoca e dar a volta pela ilha. (400 pesos)

- Salagoon Beach é uma parada obrigatória, é um lugar maravilhoso, a vista é incrível e de quebra um trampolim de 10 metros direto para o mar para pular. Confesso que deu um medinho real mas foi irado demais. Valeu muito a pena.

A ilha tem algumas cachoeiras e algumas praias bem bonitas ao lado dos bairros de Maria e Salagoon e dessa parte da ilha, como é a parte que recebe a maioria dos turistas já é um pouco mais estruturada com restaurantes e locais para visitar.

 

 

OSLOB – BADIAN

 

Colocamos oslob no roteiro por dois motivos, o primeiro e um dos mais especiais foi mergulhar com os tubarões baleia e o segundo fazer a trilha das cachoeiras que foi uma das melhores aventuras da trip.

 

 

COMO CHEGAR

 

Oslob fica bem próximo a CEBU, cerca de 3 horas de ônibus, a cidade vive em torno do mergulho com os tubarões que é a atração turística do local.

Ônibus 200 pesos

 

O QUE FAZER

 

- Mergulho com Turabão Baleia 

1.000 pesos incluso material de snorkelling + 30 minutos de mergulho.

O tour é feito das 6h00 da manhã até 12h00 e tem muita gente visitando nesses horários, fomos fazer o tour as 9h00 da manhã e achei o horário bom porque o céu já estava mais claro e consequentemente iluminava mais o fundo do mar. Foi uma experiencia incrível, poder nadar ao lado desses gigantes é muito magico, você fica nadando e observando um tubarão na sua frente enquanto outros gigantes passavam embaixo de você, o coração até disparava de tanta emoção.

Apesar dos tubarões estarem em seu habitat natural, infelizmente já estão sendo alimentados pelos guias, esse é o motivo pelo qual eles retornam todas as manhãs. Mas tirando isso todo o restante achei bem organizado, o governo estipula algumas regras para que os animais não sejam prejudicados.

Se eu pudesse faria esse mergulho novamente, foi maravilhoso para mim.

 

 

- Tumalog Falls

Em Oslob existem diversas cachoeiras para visitar, então depois do mergulho com o tubarão alugamos uma motoca e fomos explorar alguns lugares da ilha. Encontramos a Tumalog Falls e UAU, que lugar incrível, para chegar até ela é bem fácil, diversas placas direcionam o caminho até o topo da montanha e você sabe que chegou ao ponto indicado quando encontra com todos os tuktuks e guias parados na frente.

Desse ponto para frente é necessário fazer uma leve caminhada ou pagar 30 pesos por pessoa para que um guia te leve até o ponto final. Optamos por seguir a pé e foi bem tranquilo cerca de 5 minutos andando até a cachoeira.

Tumalog Falls é incrivelmente encantadora, um paredão de pedras e mata gigantesco formam a queda dágua e embaixo uma piscina natural esverdeada é formada. Um lugar que vale muito a visita. Lindo mesmo

 

 

- Kawasall Falls e Canoyening

Uma das aventuras mais esperadas da viagem!! Descobrimos esse passeio e foi um dos momentos que estávamos mais esperando para rolar, o canoyeing é um tour entre as cachoeiras, onde você vai acompanhando o rio e durante o caminho você vai se jogando das pedras e cachoeiras de 5, 10 e 15 metros além de encontrar diversas piscinas naturais. Foi uma aventura e tanto, nos divertimos muito e valeu muito a pena fazer o tour.

E no final do passeio como recompensa você chega na cachoeira mais famosa de Oslob, a kawassal falls, um lugar surpreendente. A Cachoeira tem agua azul clara, límpida e a queda dágua é extremamente forte, os guias ficam de jangada de bambu levando os turistas até a queda da cachoeira para relaxar. Um máximo!!

Pagamos um valor de 1.500 pesos incluso o tour com guia + almoço

 

 

Filipinas para mim foi um dos destinos que eu mais gostei de visitar, superou todas as minhas expectativas e voltei de lá com um sorriso no rosto gigantesco. Energizada mesmo.

Os lugares são especiais, muita natureza, aventura e praias belíssimas para você aproveitar suas férias do início ao fim.

Espero que tenham curtido as minhas dicas e roteiro e abaixo um trecho do roteiro por El Nido, e em breve Coron, Oslob e Siquijor.

Dois Vídeos abaixo:

 

 

 

 

 

Please reload

Paulistana, apaixonada pela natureza, esportes radicais, viagens e bem-estar.

Por aqui um pouquinho do meu mundo e de tudo que amo.

Espero passar essa energia boa e inspirar a ter uma vida mais leve.